top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

FRUTAS E LEGUMES NA ALIMENTAÇÃO DO SEU FRENCHIE

Frutas e legumes fazem parte de uma dieta saudável. Esses lanches ricos em fibras e com baixos em calorias são uma óptima opção quando comparados aos petiscos de alto teor calórico.


Quanto a percentagem na alimentação diária recomenda-se que no mínimo 80% da dieta seja suprida pela ração. O ideal é que petiscos não ultrapassem 10% do total diário

. Observe sempre a saúde do seu cão, se está ganhando, mantendo ou perdendo peso.

É importante consultar ao seu médico veterinário sobre a introdução de qualquer tipo de alimento.. Alguns animais podem apresentar alergias ou reações quando consomem alimentos com os quais não estão acostumados. Se notar alguma alteração no comportamento do seu canito, após o consumo de qualquer alimento, procure um veterinário.


ree

Quais frutas e vegetais posso alimentar meu buldogue francês?


Felizmente, frutas e legumes são uma parte saudável de uma dieta, pois, não são ricos em gordura e calorias.. Mas nem todas as frutas e legumes são seguros para os cães, assim deve ter cuidado na seleção..

ree

Legumes

Ao escolher vegetais para o seu buldogue francês, é importante escolher apenas aqueles que são completamente seguros.


Pode alimentar o seu cão com vegetais crus, exceto batatas ou batatas-doce, que devem ser cozidas no vapor, cozidas em água ou assadas. Isto porque as batatas cruas contêm uma toxina chamada solanine. No caso da batatas-doce não contém solanine, mas pode perturbar a barriguita do seu gremlin.

.

As que podem comer cruas:

  • feijão verde cru,

  • cenoura,

  • aipo,

  • abóbora,

  • espinafre,

  • couve de Bruxelas.

Deve, no entanto, estar atenta ao trato digestivo do cão, pode oferecer estes legumes como guloseima ou misturado na refeição. Para poder controlar quaisquer alergias, deve inserir progressivamente cada tipo na alimentação.


Frutas

Das muitas frutas boas para os cães, terá muitas opções saudáveis ​​para escolher.


Pedaços cortados de maçã, melão, melancia e banana são boas escolhas para os cães. Mirtilos e framboesas são outra boa opção para os cães e vêm em com um tamanho perfeito..


Devemos ter cuidado com sementes, talos ou cascas, que precisam ser eliminados. As frutas na dieta do seu cãozinho devem ser consideradas um complemento, ou seja, oferecida como petisco ou recompensa em pequenas quantidades, e nunca como única fonte de alimentação.


O excesso do alimento pode ocasionar problemas como diarreia, vômitos e até sobrepeso e obesidade. É importante um cuidado redobrado com frutas mais doces, como papaya, pêra, manga etc., pois possuem grande quantidade de frutose.



Maçã


A maçã é um exemplo de fruta adocicada e de boa palatabilidade. É rica em vitaminas C, do complexo B e cálcio. Ela tem fibras e pectina, que ajudam a regular a glicemia dos animais. Além disso, contém quercetina, um anti-inflamatório natural, e outros antioxidantes potentes. Ela também combate a artrite e a osteoporose.


Como servir: Com casca e em cubinhos. Retire o talo e as sementes, pois elas liberam ácido cianídrico, que é tóxico aos cães.



Melão


A fruta tem baixa caloria, é fonte de vitamina B e C, fibras e potássio, que são ótimos nutrientes para função muscular e cerebral do seu companheiro e é composto por muita água. Ainda contém cálcio, ferro e fósforo. Também é apontado como um alimento usado na prevenção ao câncer, uma vez que inibe alguns danos celulares.


Como servir: o melão deve ser cortado em cubos pequenos ou médios, sem casca e sementes. Pode ser oferecido gelado.



Manga


Rica em fibras alimentares e vitamina A, B.C e sais minerais. Possui carotenoides que fortalecem o sistema imunológico. Previne o envelhecimento precoce e diminui o risco de doenças degenerativas.


Como servir: deve ser dado sem casca e sem caroço, pois tendem a causar engasgamento. Há um alerta: a manga verde nunca deve ser oferecida para cadelas prenhas, pois possui substâncias abortivas.



Banana


É rica em potássio, vitaminas A e C, além de fibras.Auxilia na manutenção do sistema imunológico, na função intestinal e é ótima fonte de energia. Esta fruta contém um elevado conteúdo de fibra insolúvel, pelo que um excesso da mesma pode provocar graves consequências no nosso cachorro. Em quantidades muito pequenas, pode se tornar benéfica para ele e ajudá-lo a defecar caso veja que sofre de prisão de ventre.


Como servir: Ofereça a guloseima cortada em rodelas, sem casca, em pequenas quantidades.



Kiwi


Possui duas vezes mais vitamina C que a laranja. Além de saborosa, também é rica em fibras, magnésio e diversos tipos de antioxidantes capazes de proteger seu animal contra o câncer. Fortalece ossos e tecidos, capaz de proteger contra o câncer, é rico em antioxidantes.


Como servir: Pequenas quantidades sem casca.



Dióspiro


Embora seja doce demais, possui substâncias que ajudam a baixar o triglicéride, além de manganês, potássio; na casca há agentes antitumorais. Previne tumores, fortalece o sistema imunológico e diminui o risco de doenças degenerativas.


Como servir: Com ou sem casca, em pouca quantidade.



Pêra


É fonte de potássio, sais minerais e vitaminas A, B1, B2 e C. Aumenta a imunidade e protege o intestino de doenças inflamatórias. Cerca de 80% da sua composição é água, pelo que o seu valor calórico é muito baixo.


Como servir: em pequena quantidade, pode ser com casca, sem caroço.



Morango


Melhoram a função cerebral, possuem antioxidantes e vitamina C. Representam um dos melhores antioxidantes, pelo que são ideais para manter a saúde da pele do nosso cachorro e prevenir a oxidação celular. São altamente benéficas para os seus ossos e contam com propriedades diuréticas e digestivas que melhoram o seu trânsito intestinal.


Como servir: com pele, em quantidade moderada.




Melancia


Fonte de licopeno e vitaminas A, B6 e C. Ótima opção de fruta para o verão, sirva geladinha e refresque seu cão. Também são compostas principalmente por água, logo fornecer pequenas porções ao cão. Além disso, devemos dar-lhe melancia com moderação pelo seu elevado conteúdo em frutose.


Como servir: sem sementes e sem casca, em quantidade moderada.




Frutas Proibidas


Abacaxi: ataca o sistema gástrico


Laranja: o aparelho gástrico é prejudicado


Carambola: causa insuficiência renal


Abacate: possui a substância tóxica persina


Uva: causa insuficiência renal aguda.



Fonte : https://www.canilvillaamelie.com.br/single-post/quais-frutas-posso-dar-para-meu-buldogue-franc%C3%AAs



 
 
 

Comentários


bottom of page