Gravidez: cuidados, dieta e o que esperar?
- Eduardo Correia
- 20 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Esperar por uma ninhada de Frenchies é um momento muito especial.Neste texto iremos falar os cuidados a ter com a nosso futura mamã.
QUAIS SÃO OS PRIMEIROS SINAIS DE UMA GRAVIDEZ?
De uma forma sucinta os primeiros sinais são:
Enjoo matinal que podem durar até cerca de 20 dias após a fertilização
Atividade reduzida
Mamilos aumentados
Aumento do apetite
Corrimento vaginal rosa
O QUE PRECISA DE SABER?
Cuidar de uma pequena Diva grávida não é tarefa fácil, poderá observar um decréscimo de energia à medida que a sua barriguinha aumenta, sendo deste modo um desafio mantê-la no peso ideal. Por isso é importante fornecer a sua menina uma dieta equilibrada.
Embora existam muitos fatores que influenciam uma gestação de sucesso, é muito importante manter uma condição corporal saudável. Deve-se observar o peso ideal, de forma a não engordar muito ou emagrecer demais.
O ganho de peso precoce pode causar problemas durante o parto (risco de distocia- bebés muito grandes).
Portanto, deve acompanhar o peso da nossa Diva e não deixar que ganhe mais de 10% do seu peso.
1ª à 5ª semana
Durante este estágio inicial,a menina não precisará de mais calorias para aumentar sua energia.
A cadela grávida deverá ter uma dieta equilibrada, completa e de alta qualidade durante esse período.
Embora seja normal que a sua cadela sofra flutuações no apetite devido às alterações hormonais, se essas flutuações persistirem ou parecerem que se tornam mais frequentes converse com o seu veterinário.
5ª à 9ª semanas
A Frenchie grávida precisa de mais energia e nutrientes à medida que os fetos crescem . O espaço no estómago diminui, o que significa que deve fornecer mais proteínas nas refeições.
As proteínas dar-lhe-ão energia e estará menos propensa a ganhar peso de forma rapida.
Este também é o momento em que pode fazer uma ecografia, podendo saber quantos bebés a sua cadela irá esperar.
Dependendo do número de crias, pode adaptar as refeições.
QUE DIETA ESCOLHER?
Pode parecer estranho, mas pode dar a sua cadela ração puppy, ou para gestantes, estas possuem mais vitaminas, proteínas e minerais fornecendo mais energia preciosa para este período mágico.
Uma alimentação premium é importante, deve ser facilmente digerível. Garantindo que a fêmeas e os fetos recebam todas as vitaminas e minerais necessários.
Em geral, o aumento da quantidade de ração para cadela gestante deve ser feito a partir da quinta semana de gestação até o parto dos filhotes.
Sugere-se aumentar a quantidade de ração oferecida à cadela em 10% ou 15% a cada semana, poderá ser adaptado dependendo da cadela.
A quantidade de refeições diarias também tem importancia, pois a cadela terá progressivamente menos espaço digestivo, assim deve aumentar o numero de refeições diárias e diminuir as doses das mesmas.
A água também é importante, especialmente se a gestação for durante o verão, certifique-se que a sua tigela está sempre cheia e com água fresca
Duração da gestação
A gravidez média de um buldogue francês dura 63 dias desde o momento da concepção até ao parto. O trabalho de parto também pode acontecer alguns dias antes, mas não deve acontecer antes do 58º dia.
Durante a gravidez, o corpo da sua cadela passará por diferentes fases. A maioria das cadelas grávidas procura um lugar seguro e calmo para fazer o ninho. Portanto, você deve colocar a cama da sua buldogue francês num local tranquilo da casa.
Além disso, a sua amiga começará a perder pelos da barriga porque é uma das maneiras de se preparar para o parto.
OUTROS CUIDADOS
Além da higiene regular, deve-se certificar de que a cadela não está sentindo muito calor ou muito frio durante a gravidez, pois estes cães são propensos a hipertermia e hipotermia, é de vital importância prestar atenção à sua temperatura corporal.
Cuidar de sua buldogue francês grávida pode ser um desafio, especialmente durante o verão. É por isso que recomendamos que você a leve à rua apenas no início da manhã e no final da dia.
Usar um colete e golas de arrefecimento pode ser de grande nos passeios, devem ser usados molhados e ajudam a manter a temperatura corporal ideal nos dias quentes.
Nota: Em alguns casos pode ser necessário incluir suplementos na dieta da cadela, mas nunca o faça por conta própria, devem ser prescritos pelo seu veterinários.

Comments