Meu buldogue francês não come. O que fazer?
- Eduardo Correia
- 12 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Temos de concordar que é angustiante quando o seu cão não come.
Como há uma variedade de razões é essencial determinar a causa.
O que afeta o apetite?
Uma das coisas mais importantes é observar o nível de energia do seu cão.
Durante os meses de verão, o seu cão pode mostrar sinais de letargia e cansaço, tendem a procurar lugares frescos e à sombra para descansar, devendo ter sempre água fresca e limpa. Desta forma durante os meses quentes, é normal que um cão coma menos.
Tente alimentá-lo várias vezes ao dia com pequenas porções, dar frutas como fatias frescas de maçã,melancia entre outras. Mas não exagere porque as frutas contêm um alto nível de açúcar.
Algumas razões para a perda de apetite
Doença dentária
Verifique a mandíbula do seu cão para ver se tem alguma coisa presa entre os dentes, tenha atenção se se queixa ou se babá.
Vacinação recente
Felizmente, as vacinas ajudam na prevenção de muitas doenças graves. No podem causar um leve aumento da temperatura corporal. A perda temporária de apetite é, neste caso, uma ocorrência normal, pois o corpo reage à vacina ao redirecionar a sua energia para a produção de anticorpos.
Doença
A perda de apetite é frequentemente seguida por outros sintomas. Normalmente, perda de energia, vómitos, diarreia e nariz seco e quente. Recomendamos que faça um exame geral de saúde.
Mudanças ambientais
Embora os nossos Franchies se adaptem com facilmente a qualquer tipo de ambiente, também podem reagir de forma emocional às mudanças. Para facilitar a adaptação, aconselhamos que leve os brinquedos favoritos dele, cama e mantinha.
Ansiedade de separação
Ocorre quando um cão não foi ensinado a passar tempo sozinho. É por isso que é extremamente importante ensinar gradualmente essa rotina.
Um Frenchie com ansiedade de separação pode começar a arfar, uivar, tremer, ficar nervoso e perder o apetite.
É esquisitinho
Os nossos gremlins são conhecidos por serem exigentes. A recusa do cão em comer pode ser desencadeada ao alimentá-lo em situações desconfortáveis. Por exemplo, o cão pode comer de uma tigela inadequada, é essencial escolher tigelas elevadas.
Como esses pequenos gremlins têm pescoços curtos, tigelas elevadas impedirão que eles se engasguem e sintam dores.
O que fazer quando seu buldogue francês não quer comer?
Tal como as crianças, não deve dar guloseimas entre as refeições, pois podem proporcionar saciedade.
Existem no mercado brinquedos interativos, que atraem a atenção do seu pequeno gremlin,é bom para manter o seu cão ocupado quando tem de sair.
Lugar seguro para comer
Todos sabemos que ninguém gostaria de ser interrompido enquanto come, portanto, o seu canito merece fazer uma refeição num lugar seguro, silencioso e confortável.
Passeios regulares
Se conseguir leve o seu Frenchie a passear antes das refeições.








Comentários