top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

É normal que os buldogues franceses tenham corrimento ocular?


Os cães braquicefálicos têm maior tendência a sofrer de problemas oculares porque a maioria deles tem olhos salientes. Buldogues franceses, Pugs e Boston terriers assumem as posições de liderança quando falamos de condições como:

  • olho de cereja,

  • alergias

  • libertação excessiva de secreção ocular.

A secreção ocular em buldogues franceses deve ser vigiada , pois pode indicar certas condições de saúde.

Manchas de lágrima ácida ao redor dos olhos é comum em alguns cães, especialmente nos brancos e raças de pelagem clara.

A lacrimejar excessivo pode ser um sinal, desde uma infecção ocular até glaucoma e alergias.

O que precisa saber?


Corrimento ocular lacrimejante e muco

O seu Frenchie liberta uma secreção aquosa e muco apenas de um olho?


Bem, nesse caso, ele provavelmente tem um objeto estranho no globo ocular.. Areia, poeira, sujidade, ou outros elementos que podem causar não apenas dor intensa, mas também infecção ocular. Portanto, deve reagir rapidamente e agendar uma visita ao veterinário o mais rápido possível!

Além da secreção ocular, o cão pode começar a chorar e esfregar constantemente o olho. Como pode imaginar, isso só pode piorar a condição e deixar lesões permanentes.

Corrimento ocular claro

A secreção ocular clara é muitas vezes o sinal de uma alergia. Além desse sintoma, o seu gremlin também pode começar a espirrar e ter comichão. A comichão na pele também pode ser um dos sintomas da alergia ambiental, portanto, nesse caso, você precisará conversar com seu veterinário para descobrir a origem.

Na maioria dos casos, os Frenchies têm reações alérgicas ao pólen sazonal.

Conjuntivite em buldogues franceses

A conjuntivite em cães é um dos problemas oculares mais comuns. Raramente ocorre como uma doença independente, e mais frequentemente consequência de outra.

Os olhos do buldogue francês são muito sensíveis e é necessário ter um cuidado especial com eles.


Também chamado de “cherry eye”, é uma inflamação da membrana frontal do olho. Essa membrana é de vital importância porque evita que pó, sujidade e bactérias entrem no olho.

A conjuntivite pode ocorrer em qualquer fase da vida. Podendo-se desenvolver de várias formas, pode ser aguda ou crônica, ou pode ocorrer em um ou ambos os olhos.

A conjuntivite aguda é desencadeada por uma alergia ou infecção, enquanto a crônica dura várias semanas e reaparece constantemente após o tratamento.


Quais são os sintomas da conjuntivite em buldogues franceses?


Quando se trata de conjuntivite, um dos sintomas mais comuns são os olhos vermelhos ou inchados. Outros sintomas variam dependendo da gravidade da inflamação, mas podem incluir o seguinte:

  • espasmos das pálpebras como piscar descontrolado dos olhos (conhecido como blefaroespasmo),

  • vermelhidão dos tecidos oculares (conhecida como hiperemia conjuntival)

  • secreção do olho que pode ser clara ou pode conter muco e/ou pus

  • globo ocular retraído (conhecido como enoftalmia)

  • piscar excessivo ou apertar os olhos em um ou ambos os olhos

  • inchaço ao redor das pálpebras,

  • esfregar os olhos (patas, ao longo do chão ou móveis),

  • olho fechado e excessivamente lacrimejante

Dependendo da causa da conjuntivite o seu veterinário pode prescrever gotas de antibióticos, anti-histamínicos, diferentes soluções salinas para se livrar da secreção ocular mais rapidamente e outros medicamentos também.


Úlceras da córnea em buldogues franceses


As úlceras de córnea são um problema comum em cães e podem causar muitas complicações se não forem tratadas.

O aparecimento de úlceras na córnea é uma condição caracterizada por danos a uma ou mais camadas da córnea.

A causa mais comum de úlceras de córnea é a má qualidade ou a quantidade insuficiente de lágrimas, que geralmente está presente em cães com alergias sazonais ou alergias alimentares.

Alterações na anatomia das pálpebras ou corpos estranhos no olho também são causas comuns de úlceras.

Os sintomas geralmente incluem:

  • piscar,

  • vermelhidão

  • secreção dos olhos,

  • sensibilidade à luz

  • embaçamento (cor dos olhos turva ou azulada).

Se reconhecida precocemente, a maioria das úlceras cicatrizará rapidamente com terapia tópica frequente.

As úlceras profundas estão quase sempre infectadas e geralmente requerem tratamento cirúrgico. As úlceras de córnea, que destroem mais de 60-70% de sua estrutura, geralmente requerem tratamento cirúrgico com o objetivo de restaurar a integridade dessa estrutura ocular, o que evita a perda ocular.

As úlceras superficiais geralmente cicatrizam dentro de 5-7 dias. Se a cicatrização completa não ocorrer dentro de 7 a 10 dias, essas úlceras podem tornam-se incuráveis ​.

É muito importante evitar que esfreguem os olhos, por isso é aconselhável usar o colar elizabetano. O toque excessivo no olho lesionado pode causar mais danos à córnea e transferir um grande número de bactérias das patas para o olho.

Secreção ocular excessiva em buldogues franceses

Consiste num lacrimejar constante e contínuo dos olhos, é um sintoma, não uma doença específica, e pode indicar várias condições. Normalmente, as lágrimas segregadas (mais precisamente, seu excesso) são removidas pelo canal nasal. A partir daí, o fluido entra na cavidade nasal, onde ainda irriga e humedece a superfície da mucosa.

A epífora geralmente está associada ao fato de que o “sistema de drenagem” não está a funcionar por algum motivo, de modo que o excesso de fluido lacrimal é libertado livremente no ambiente externo. É mais frequentemente devido ao bloqueio dos canais lacrimais. No entanto, também há casos em que os canais estão em perfeitas condições, mas eles simplesmente não conseguem lidar com o volume aumentado de lágrimas.

Olho seco em buldogues franceses

A doença do olho seco em cães é uma condição inflamatória progressiva da córnea e da conjuntiva causada pela falta de lágrimas, devido à redução da qualidade e quantidade de lagrimas.

O filme lacrimal, constituído por 3 camadas sobrepostas e com funções de defesa, nutrição e manutenção da córnea, essas camadas de filme lacrimal formam as glândulas lacrimais, as glândulas da pele das pálpebras e a conjuntiva. Qualquer condição que afete essas estruturas pode levar a uma alteração na qualidade do filme lacrimal.

Os distúrbios do filme lacrimal são comuns em cães com alergias sazonais e alergias alimentares, portanto, animais de estimação com esses problemas e o aparecimento de “olhos vermelhos ou olhos cereja” devem ser levados a um oftalmologista, que verificará a qualidade do filme lacrimal. Como o filme lacrimal fornece nutrientes, proteção antimicrobiana e oxigênio à superfície do olho, a falta de lágrimas é um problema oftalmológico grave em cães, que pode levar a patologias graves da córnea e perda de visão.

Predisposição genética

Cães com olhos mais proeminentes podem estar em risco de problemas de drenagem lacrimal.

Fonte: https://www.frenchbulldogbreed.net/blog/eye-discharge-in-french-bulldogs/



コメント


bottom of page